Sistema de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Agreste de Pernambuco | STI – UFAPE

Redes

Fornece acesso à internet para a Universidade, via rede com ou sem fio. Também fornece acesso externo a serviços e equipamentos restritos à rede da UFAPE.

Serviços:

Acesso remoto (VPN)
Descrição:
Solicitação de redes privadas (VPN) para acesso externo (quando conectado à internet fora da Universidade) aos serviços da intranet da UFAPE.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Servidor
 
Como Solicitar: 
Abertura de chamado na Central de Atendimento do STI via e-mail suporte.sti@ufape.edu.br. Informe o maior número de informações possíveis (patrimônio, marca, modelo, localização, horário para atendimento, telefone para contato e descrição do problema).
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Em fila de espera.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
Em até 7 dias úteis.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
STI
 
Informações e documentos necessários:
  • Primeiramente, você deve enviar um ofício contendo os pré-requisitos listados abaixo para a o NTI;
  • Depois disso, registre um chamado informando o número do ofício.
  • Na solicitação, informe o serviço e forneça as informações requeridas.
  • Informar no ofício:
    – Responsável: nome, siape, CPF e ramal do solicitante;
    – Período de validade (data inicial e final);
    – Justificativa da necessidade contendo assinatura do solicitante;
    – Dados da VPN: as permissões e destinos objetivados.
Ativação de ponto(s) de rede
Descrição:
Ativação de ponto(s) de rede onde já existe a infraestrutura de cabeamento.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Servidor
Funcionário
 
Como Solicitar: 
Abertura de chamado na Central de Atendimento do STI via e-mail suporte.sti@ufape.edu.br. Informe o maior número de informações possíveis (patrimônio, marca, modelo, localização, horário para atendimento, telefone para contato e descrição do problema).
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Em fila de espera.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
Em até 7 dias úteis.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
STI
 
Informações e documentos necessários:
  • Localidade e número de identificação do ponto de rede;
  • Justificativa da necessidade.
  • O STI não ativa ponto que esteja fora do padrão de cabeamento adotado pela UFAPE e que não esteja devidamente identificado.
  • Todo projeto de cabeamento estruturado deve ser supervisionado pelo STI para garantir que esteja no padrão.
Legislação: 
Não se aplica.
 
Eduroam
Descrição:
Fornece acesso, via rede sem fio (wifi), à internet para a comunidade acadêmica da UFAPE e das instituições participantes do Eduroam, utilizando a autenticação da instituição de origem.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Estudante
Servidor
 
Como Solicitar: 
O acesso é feito com o e-mail e senha do Serviços Integrados disponíveis no SIG@.
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Imediato.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
Imediato.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
Legislação: 
Não se aplica.
 
Liberação de redes
Descrição:
Solicitação de liberação de porta/serviço de acesso remoto para conferências e experiências laboratoriais.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Servidor
 
Como Solicitar: 
Abertura de chamado na Central de Atendimento do STI via e-mail suporte.sti@ufape.edu.br. Informe o maior número de informações possíveis (patrimônio, marca, modelo, localização, horário para atendimento, telefone para contato e descrição do problema).
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Em fila de espera.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
Em até 2 dias úteis.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
STI
 
Informações e documentos necessários: 
  • Solicitação restrita aos servidores estatutários da UFAPE (Docentes e TAE).
  • Só serão liberadas as portas e/ou serviços de computadores institucionais, com IP’s fixos.
  • A liberação só será implementada após verificação de viabilidade da solicitação.
Legislação: 
Não se aplica.
 
Suporte especializado
Descrição:
Avaliação técnica para efetuar instalações/configurações de ativos de redes em soluções específicas.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Servidor
Funcionário
 
Como Solicitar: 
Abertura de chamado na Central de Atendimento do STI via e-mail suporte.sti@ufape.edu.br. Informe o maior número de informações possíveis (patrimônio, marca, modelo, localização, horário para atendimento, telefone para contato e descrição do problema).
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Em fila de espera.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
Em até 15 dias úteis.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
STI
 
Informações e documentos necessários: 

A solicitação será analisada para verificação da viabilidade de atendimento. Se viável, a equipe poderá em contato para solicitar mais informações necessárias para implementação da solução.

Legislação: 
Não se aplica.
 
Verificação de conectividade de rede em equipamento de T.I
Descrição:
Este serviço é realizado quando é verificada a falta de conectividade da rede ou da internet em um computador ou em uma parte dos computadores do setor. Quando a falta de rede ou de internet é em apenas um computador, são feitas algumas verificações, como cabo, configurações de rede, telefone Voip (quando ligado à rede junto do computador). Quando a falta de rede ou internet é em mais de um computador, é verificado se estão conectados por algum roteador, extensor, switch, etc.
 
Quem pode utilizar este serviço:
Estudante
Servidor
Funcionário
 
Como Solicitar: 
Abertura de chamado informando o maior número de informações possíveis (patrimônio, marca, modelo, localização, horário para atendimento, telefone para contato e descrição do problema).
 
Qual o tempo de espera para atendimento deste serviço:
Em fila de espera.
 
Qual o prazo para o cumprimento do serviço:
7 dias úteis.
 
Onde tenho acesso a este serviço: 
STI
 
Informações e documentos necessários: 

Abertura de chamado na Central de Atendimento do STI via e-mail suporte.sti@ufape.edu.br

Legislação: 
Não se aplica.
 
Rolar para cima
Pular para o conteúdo