Perguntas Frequentes
Acesso ao E-mail Institucional
1. O que é o Google Workspace?
O Google Workspace é o conjunto de ferramentas online do Google voltado para produtividade e colaboração. Ele substituiu o antigo G Suite e Google Apps e inclui serviços como Gmail, Drive, Meet e outros. O e-mail institucional dos servidores utiliza essa plataforma para garantir segurança e integração com outras ferramentas da instituição.
2. Breve descrição das ferramentas
- E-mail profissional: O e-mail institucional opera na plataforma Gmail, proporcionando um ambiente sem anúncios e com domínio personalizado (exemplo: usuario@ufape.edu.br), assegurando identidade institucional e segurança reforçada.
- Google Drive: Solução para armazenamento e compartilhamento de documentos na nuvem, com controle granular de acessos.
- Google Agenda: Plataforma de gerenciamento de compromissos e compartilhamento de calendários corporativos.
- Google Meet: Plataforma avançada para videoconferências, proporcionando comunicação segura e eficiente.
- Google Sites: Ferramenta para elaboração de páginas web institucionais.
- Google Docs: Ferramenta colaborativa de edição de documentos na nuvem, permitindo criação e modificação em tempo real, além de suporte a múltiplos formatos.
- Google Planilhas: Ferramenta para criação e edição de planilhas online, permitindo colaboração em tempo real, aplicação de fórmulas avançadas.
3. Como criar meu e-mail institucional?
Para solicitar seu e-mail institucional, entre em contato com o suporte e informe seu nome completo, SIAPE, setor de exercício ou curso que leciona.
4. Como acessar ao Google Workspace?
Utilize o seguinte link: https://workspace.google.com/features/
5. Como alterar a senha?
Caso tenha esquecido a senha, entre em contato com o suporte: suporte.sti@ufape.edu.br
6. Como resolver problemas de acesso?
Se encontrar problemas, entre em contato com o suporte: suporte.sti@ufape.edu.br
7. Posso usar este serviço para sempre?
A UFAPE pode descontinuar a oferta do serviço em decorrência de mudanças na parceria com o Google. Além disso, contas de servidores poderão ser excluídas em até 6 meses após a finalização do vínculo institucional. A instituição detém autonomia para encerrar essa parceria a qualquer momento.
O uso indevido da conta pode resultar em suspensão temporária ou cancelamento definitivo. Adicionalmente, endereços criados pelo serviço serão desativados em até seis meses após a desvinculação do discente ou servidor, sem garantias de reservação imediata.
8. Cuidados com a segurança da conta
A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o usuário será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha. Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:
- Não compartilhe sua credencial;
- Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
- Não usesenhasquepossamser facilmente deduzidas;
- Não anote asenha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
- Não usesuacontaem computadores públicos; Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
- Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
- Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
- Sem prebloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
- Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.
9. Posso escolher meu e-mail institucional?
Apenas em casos excepcionais. Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.
1. O que é o e-mail institucional da UFAPE?
O e-mail institucional da UFAPE é um serviço fornecido sobre a plataforma Google Workspace (antigo G Suite e Google Apps), utilizando a infraestrutura do Gmail. Esse e mail permite que os alunos tenham um canal oficial para comunicação acadêmica, além do acesso a ferramentas como:
- E-mail profissional: O e-mail institucional opera na plataforma Gmail, proporcionando um ambiente sem anúncios e com domínio personalizado (exemplo: usuario@ufape.edu.br), assegurando identidade institucional e segurança reforçada.
- Google Drive: Solução para armazenamento e compartilhamento de documentos na nuvem, com controle granular de acessos.
- Google Agenda: Plataforma de gerenciamento de compromissos e compartilhamento de calendários corporativos.
- Google Meet: Plataforma avançada para videoconferências, proporcionando comunicação segura e eficiente.
- Google Sites: Ferramenta para elaboração de páginas web institucionais.
- Google Docs: Ferramenta colaborativa de edição de documentos na nuvem, permitindo criação e modificação em tempo real, além de suporte a múltiplos formatos.
- Google Planilhas: Ferramenta para criação e edição de planilhas online, permitindo colaboração em tempo real, aplicação de fórmulas avançadas.
2. Como acessar o e-mail institucional?
Para acessar sua conta de e-mail institucional:
- Acesse https://mail.google.com.
- Insira seu e-mail institucional no formato primeiro_nome.parte_restante_do_nome@ufape.edu.br (exemplo: machado.assis@ufape.edu.br).
- Digite sua senha inicial (número de matrícula).
- Clique em “Próximo” para acessar sua conta.
3. Como descobrir meu nome de usuário e senha?
Nome de usuário
O login do e-mail institucional é o mesmo do SIG@. Você pode verificá-lo ao acessar o SIG@ e conferir a mensagem:
“Seja bem-vindo ao SIG@UFAPE. O seu login é primeiro_nome.parte_restante_do_nome@ufape.edu.br.”
Caso tenha dúvidas, acesse o SIG@ pelo link https://siga.ufape.edu.br e faça login.
Senha inicial
A senha inicial do e-mail institucional corresponde ao seu número de matrícula.
Para consultar seu número de matrícula:
- No SIG@, clique em Consultas > Detalhamento de Discente.
- Selecione Informações do Discente.
- O número da matrícula será exibido na tela.
- Como alterar ou recuperar a senha?
Para alterar a senha:
- https://mail.google.com.
- Faça login com seu e-mail e senha atual.
- No canto superior direito, clique na foto do perfil e selecione Gerenciar conta do Google.
- Vá até a seção Segurança e clique em Senha.
- Insira a senha atual, depois a nova senha e confirme.
Para recuperar a senha:
- Na página de login, clique em “Esqueceu sua senha?”
- Insira seu e-mail institucional e clique em Próximo.
- O Google solicitará informações de segurança, como número de telefone ou e-mail de recuperação (pessoal).
- Se a verificação for bem-sucedida, um link de recuperação será enviado ao seu e-mail pessoal cadastrado no SIG@.
Caso não receba o e-mail de recuperação, verifique a pasta de spam e adicione noreply@google.com aos seus contatos. Persistindo o problema, entre em contato com o DRCA pelo e-mail drca@ufape.edu.br.
5. O e-mail institucional é permanente?
A UFAPE pode descontinuar a oferta do serviço em decorrência de mudanças na parceria com o Google. Além disso, contas de servidores poderão ser excluídas em até 6 meses após a finalização do vínculo institucional. A instituição detém autonomia para encerrar essa parceria a qualquer momento.
O uso indevido da conta pode resultar em suspensão temporária ou cancelamento definitivo. Adicionalmente, endereços criados pelo serviço serão desativados em até seis meses após a desvinculação do discente ou servidor, sem garantias de preservação imediata.
6. Cuidados com a segurança da conta
- Não compartilhe sua senha com terceiros.
- Evite reutilizar senhas antigas ou fáceis de adivinhar.
- Use um gerenciador desenhas seguro para armazenar credenciais.
- Não acesse o e-mail em computadores públicos ou redes inseguras.
- Habilite a verificação em duas etapas para maior segurança.
- Sempre saia da conta após o uso, especialmente em dispositivos compartilhados.
7. Posso escolher meu endereço de e-mail?
Apenas em casos excepcionais. Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.