Sistema de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Agreste de Pernambuco | STI – UFAPE

Perguntas Frequentes

Acesso ao E-mail Institucional

Servidor

1. O que é o Google Workspace?

O Google Workspace é o conjunto de ferramentas online do Google voltado para produtividade e colaboração. Ele substituiu o antigo G Suite e Google Apps e inclui serviços como Gmail, Drive, Meet e outros. O e-mail institucional dos servidores utiliza essa plataforma para garantir segurança e integração com outras ferramentas da instituição.

2. Breve descrição das ferramentas

  • E-mail profissional: O e-mail institucional opera na plataforma Gmail, proporcionando um ambiente sem anúncios e com domínio personalizado (exemplo: usuario@ufape.edu.br), assegurando identidade institucional e segurança reforçada.
  • Google Drive: Solução para armazenamento e compartilhamento de documentos na nuvem, com controle granular de acessos.
  • Google Agenda: Plataforma de gerenciamento de compromissos e compartilhamento de calendários corporativos.
  • Google Meet: Plataforma avançada para videoconferências, proporcionando comunicação segura e eficiente.
  • Google Sites: Ferramenta para elaboração de páginas web institucionais.
  • Google Docs: Ferramenta colaborativa de edição de documentos na nuvem, permitindo criação e modificação em tempo real, além de suporte a múltiplos formatos.
  • Google Planilhas: Ferramenta para criação e edição de planilhas online, permitindo colaboração em tempo real, aplicação de fórmulas avançadas.

3. Como criar meu e-mail institucional?

Para solicitar seu e-mail institucional, entre em contato com o suporte e informe seu nome completo, SIAPE, setor de exercício ou curso que leciona.

4. Como acessar ao Google Workspace?

Utilize o seguinte link: https://workspace.google.com/features/

5. Como alterar a senha?

Caso tenha esquecido a senha, entre em contato com o suporte: suporte.sti@ufape.edu.br

6. Como resolver problemas de acesso?

Se encontrar problemas, entre em contato com o suporte: suporte.sti@ufape.edu.br

7. Posso usar este serviço para sempre?

A UFAPE pode descontinuar a oferta do serviço em decorrência de mudanças na parceria com o Google. Além disso, contas de servidores poderão ser excluídas em até 6 meses após a finalização do vínculo institucional. A instituição detém autonomia para encerrar essa parceria a qualquer momento.

O uso indevido da conta pode resultar em suspensão temporária ou cancelamento definitivo. Adicionalmente, endereços criados pelo serviço serão desativados em até seis meses após a desvinculação do discente ou servidor, sem garantias de reservação imediata.

8. Cuidados com a segurança da conta

A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o usuário será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha. Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

  • Não compartilhe sua credencial;
  • Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
  • Não usesenhasquepossamser facilmente deduzidas;
  • Não anote asenha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
  • Não usesuacontaem computadores públicos; Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
  • Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
  • Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
  • Sem prebloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
  • Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.

9. Posso escolher meu e-mail institucional?

Apenas em casos excepcionais. Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.

Discente

1. O que é o e-mail institucional da UFAPE?

O e-mail institucional da UFAPE é um serviço fornecido sobre a plataforma Google Workspace (antigo G Suite e Google Apps), utilizando a infraestrutura do Gmail. Esse e mail permite que os alunos tenham um canal oficial para comunicação acadêmica, além do acesso a ferramentas como:

  • E-mail profissional: O e-mail institucional opera na plataforma Gmail, proporcionando um ambiente sem anúncios e com domínio personalizado (exemplo: usuario@ufape.edu.br), assegurando identidade institucional e segurança reforçada.
  • Google Drive: Solução para armazenamento e compartilhamento de documentos na nuvem, com controle granular de acessos.
  • Google Agenda: Plataforma de gerenciamento de compromissos e compartilhamento de calendários corporativos.
  • Google Meet: Plataforma avançada para videoconferências, proporcionando comunicação segura e eficiente.
  • Google Sites: Ferramenta para elaboração de páginas web institucionais.
  • Google Docs: Ferramenta colaborativa de edição de documentos na nuvem, permitindo criação e modificação em tempo real, além de suporte a múltiplos formatos.
  • Google Planilhas: Ferramenta para criação e edição de planilhas online, permitindo colaboração em tempo real, aplicação de fórmulas avançadas.

2. Como acessar o e-mail institucional?

Para acessar sua conta de e-mail institucional:

  1. Acesse https://mail.google.com.
  2. Insira seu e-mail institucional no formato primeiro_nome.parte_restante_do_nome@ufape.edu.br (exemplo: machado.assis@ufape.edu.br).
  3. Digite sua senha inicial (número de matrícula).
  4. Clique em “Próximo” para acessar sua conta.

3. Como descobrir meu nome de usuário e senha?

Nome de usuário

O login do e-mail institucional é o mesmo do SIG@. Você pode verificá-lo ao acessar o SIG@ e conferir a mensagem:

“Seja bem-vindo ao SIG@UFAPE. O seu login é primeiro_nome.parte_restante_do_nome@ufape.edu.br.”

Caso tenha dúvidas, acesse o SIG@ pelo link https://siga.ufape.edu.br e faça login.

Senha inicial

A senha inicial do e-mail institucional corresponde ao seu número de matrícula.

Para consultar seu número de matrícula:

  1. No SIG@, clique em Consultas > Detalhamento de Discente.
  2. Selecione Informações do Discente.
  3. O número da matrícula será exibido na tela.
  4. Como alterar ou recuperar a senha?

Para alterar a senha:

  1. https://mail.google.com.
  2. Faça login com seu e-mail e senha atual.
  3. No canto superior direito, clique na foto do perfil e selecione Gerenciar conta do Google.
  4. Vá até a seção Segurança e clique em Senha.
  5. Insira a senha atual, depois a nova senha e confirme.

Para recuperar a senha:

  1. Na página de login, clique em “Esqueceu sua senha?”
  2. Insira seu e-mail institucional e clique em Próximo.
  3. O Google solicitará informações de segurança, como número de telefone ou e-mail de recuperação (pessoal).
  4. Se a verificação for bem-sucedida, um link de recuperação será enviado ao seu e-mail pessoal cadastrado no SIG@.

Caso não receba o e-mail de recuperação, verifique a pasta de spam e adicione noreply@google.com aos seus contatos. Persistindo o problema, entre em contato com o DRCA pelo e-mail drca@ufape.edu.br.

5. O e-mail institucional é permanente?

A UFAPE pode descontinuar a oferta do serviço em decorrência de mudanças na parceria com o Google. Além disso, contas de servidores poderão ser excluídas em até 6 meses após a finalização do vínculo institucional. A instituição detém autonomia para encerrar essa parceria a qualquer momento.

O uso indevido da conta pode resultar em suspensão temporária ou cancelamento definitivo. Adicionalmente, endereços criados pelo serviço serão desativados em até seis meses após a desvinculação do discente ou servidor, sem garantias de preservação imediata.

6. Cuidados com a segurança da conta

  • Não compartilhe sua senha com terceiros.
  • Evite reutilizar senhas antigas ou fáceis de adivinhar.
  • Use um gerenciador desenhas seguro para armazenar credenciais.
  • Não acesse o e-mail em computadores públicos ou redes inseguras.
  • Habilite a verificação em duas etapas para maior segurança.
  • Sempre saia da conta após o uso, especialmente em dispositivos compartilhados.

7. Posso escolher meu endereço de e-mail?

Apenas em casos excepcionais. Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo